About

--Borby Norton Dj Since 2OO1 | Music Producer Self-taught Multi-genre Since 2OO6 --
Deixai que os fatos sejam fatos naturalmente Sem que sejam forjados para acontecer Deixai que os olhos vejam os pequenos detalhes lentamente Deixai que as coisas que lhe circundam Estejam sempre inertes como móveis inofensivos Para lhe servir quando for preciso E nunca lhe causar danos Sejam eles morais físicos ou psicológicos (Chico Science)

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Inteligência Artificial | Riffusion 2022, Espectrograma, Stable Diffusion + ''Ouça como era a musica gerada por IA antes da Suno e Udio.''

 Acho que o ano era 2022 e eu descobri o RIFFUSION
antes do surgimento da Suno e Udio, e
antes das musicas geradas por IA serem uma explosão massiva na web.



O Riffusion nasce como uma alternativa para a geração de
música com IA e nessa época já haviam nomes como:


AIVA (Artificial Intelligence Virtual Artist): Lançada em 2016,

Jukebox (OpenAI): Em 2020, a OpenAI (a mesma do ChatGPT),

Mubert: Lançada também em 2016, a Mubert se concentrou em criar música de fundo (como trilhas para vídeos) e faixas instrumentais,

(eu não conhecia nenhuma ainda)

mas o Riffusion trazia uma geração bem diferente, não era algo fácil de ouvir,
não parecia uma musica numa formatação básica como conhecemos,
era algo muito próximo dos 'PLUNDERPHONICS'
gênero criado por John Oswald no qual me inspiro
e uso muito de suas técnicas em minhas criações.
Eu fiquei dias 'brincando' no Riffusion até começar a entender
que ele não gerava uma música, ele gerava espectrogramas

(Imagine que um som é uma onda, cheia de vibrações. Um espectrograma é, na essência, uma representação visual dessa onda sonora.)

(exemplo básico de espectrograma)

Nós produtores musicais lidamos com isso sempre, eu praticamente aprendi
a entender visualmente a representação visual do som de tanto ver isso.

Voltando ao Riffusion, ele usava o STABLE DIFFUSION um modelo de
geração de IMAGENS por IA



(exemplo de como o Stable Diffusion gerava na época,
acima temos a versão re-imaginada por ele da capa original
do meu album 'Delta Four' de 2019)


e era isso que ele fazia, ele gerava
quase que artisticamente um espectrograma unindo 
numa colagem visual vários diferentes espectrogramas
dentro do seu pedido de prompt,
se eu pedisse uma faixa de 'disco music' ele poderia
trazer fragmentos de espectrogramas de musicas 
da 'disco music' que já existem, e visualmente unificá-las,
com base nessa imagem gerada o Riffusion nos dava a opção de 
ouvir o que essa imagem criou de áudio e fazer o download.
O resultado era algo muito surreal, uma música possível,
cabível talvez numa realidade paralela, quem sabe sob o
uso de alguma substância, e como eu sou obcecado 
por novos pontos de vista fiquei bem apegado.
Recentemente o Riffusion como era em 2022 deixou de
ser a opção central do site que se atualizou e agora
é mais um gerador como a suno e udio
(Riffusion é uma das melhores em qualidade de áudio e opções free de geração).
Ouvi dizer que ainda há como acessar aquele modelo antigo
e que ele ainda está lá gerando espectrogramas 

mas eu ainda não sei onde nem como chegar nele.


LÓGICO
que eu não poderia deixar de trazer aqui algumas das minhas gerações
originais da época. Lembrando que a qualidade de áudio era bem
baixa mesmo, era apenas uma IA transformando uma imagem em musica,
parece um som saído de um computador do inicio da década de 90,
o que só deixa tudo ainda mais viajado (na minha opinião).

-

Aqui eu coloquei apenas ''Sade'' no prompt
e esse foi  o áudio gerado:



-

Aqui eu coloquei no prompt ''Sade Burt Bacharach'':



-

Agora ''Disco Music Female Vocals''




-

Eu gerei ainda algumas dezenas de vezes com diversos  prompts
e alguns ficaram péssimos, outros mais ou menos, 
minha ideia era de um dia quem sabe masterizar
para enriquecer a qualidade do áudio, reduzir ruídos
e separar tudo 'splitter' (vocals, drums, piano, bass...)
e remontá-los dentro do gênero 'plunderphonics' acrescentando
ainda elementos do gênero 'eccojams'.
Possivelmente eu não farei isso e só me serviu de experiência,
o típico 'eu fui, eu tava!', eu vivenciei gerar música
com IA antes dos geradores convencionais e populares hoje existentes. 
O papo aqui sobre IA pode se prolongar por mais algumas publicações
pois eu não parei aí, e não sou o tipo de produtor musical PURÍSTA
que optou por ficar contra ou se sentir ameaçado pelo progresso tecnológico.

-

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

#nowplaying | The Doors - Live in America





-

1 Light My Fire [Philadelphia] 11:31

2 Been Down So Long [Detroit] 07:23

3 Back Door Man [Pittsburgh] 02:24

4 Love Hides [Pittsburgh] 02:23

5 Five To One [Pittsburgh] 05:11

6 Touch Me [Hollywood] 03:33

7 The Crystal Ship [Hollywood] 02:58

8 Break On Through (To The Other Side) [New York] 04:24

9 Bellowing [Boston] 01:31

10 Roadhouse Blues [Boston] 05:22

11 Alabama Song (Whisky Bar) [New York] 01:55

12 Love Me Two Times + Baby Please Don't Go + St. James Infirmary [Bakersfield] 08:51

13 The End [Detroit] 16:16

#nowplaying | The Smashing Pumpkins - Adore Demos II





-


Track listing:
Lover
Let Me Give the World to You
Because You Are
Satellites
Without You
Joy
Blissed and Gone [cut]
Saturnine
Cross [cut]
Winterlong
Soot and Stars
Chewing Gum
Do You Close Your Eyes 
[sometimes titled 'Do You Close Your Eyes When You Kiss Me?']
My Mistake
Jersey Shore
Valentine
Waiting [cut]

-


2 and 8 rerecorded and released on Machina II/The Friend and Enemies of Modern Music
3, 10, 11, 14, and 17 released on Judas Ø, some in alternate mixes
7 released on the Still Becoming Apart promotional EP
9, 12, 13, 15, and 16 released on the 2014 deluxe reissue of Adore
1, 4, 5, and 6 unreleased

-

Billy Corgan's productivity is infamous, and the sessions for Adore are no different - in addition to the fifteen songs on the final album, there were another seventeen recorded in a full-band environment and left off, and countless more solo (mostly acoustic) demos at Billy's home studio. This tape, which was circulated out in 2007, contains 17 tracks, none of which appear on the final album and most of which have been unreleased.

-
direct link:

Quem usa blogspot em 2025? Tem alguém aí? Oi?

Eu passei aqui pra recordar um  passado distante e pensei 'será que eu volto?'
Deu vontade!
Eu sou  sempre cheio de coisas pra dizer e aprendi só com o passar dos anos
que há uma problemática nisso, se expressar livremente como eu fazia aqui,
abrir uma página de nova postagem, escrever o que penso no momento,
fazer uma foto 'de agora' e clicar em publicar parece simples, é legal
de fazer, mas isso pode alcançar pessoas e lugares não mensuráveis.
Esse blog tinha uma característica muito forte, ele era extremamente pessoal,
quem lia algo aqui se sentia no meu quarto esfumaçado, ouvindo um rockinho
e jogando conversa fora, era assim a impressão que passava na época, e foi
assim que me senti quando voltei aqui dias atrás e reli e vi alguns posts.
Resultado: nostalgia, saudosismo :(, e uma necessidade enorme de urgentemente
ocultar muita coisa, então ocultei tudo e depois vou revendo com calma o que 
pode ou não ficar publico. Muito do que foi dito já não condiz como o que eu
penso hoje (eu amadureci demais), muitas publicações viraram apenas links
quebrados por serem republicações e terem saído do ar, vídeos sumiram pois
de lá pra cá vários canais deixaram de existir, bandas acabaram, até a VEVO 
que era o auge dos vídeo clipes deixou de ser relevante, eu vivia blogando aqui
sobre o que via na MTV e o inimaginável aconteceu ela não existe mais, o
que sobrou da MTV hoje foi apenas a marca reutilizada para fins duvidosos,
não faz sentido deixar varias coisas no ar, vou fazer a limpa e ver o que merece
mesmo continuar publicado.
Ainda não sei como vou fazer pra me expressar aqui sem ler tudo 10 anos depois
e sentir a necessidade de ocultar de novo, vou precisar pensar bem em como 
usar as palavras dessa vez e falar somente o necessário, o que for dispensável
eu penso sozinho e deixo sumir como vento. Talvez eu opte por escrever em 
inglês, ou japonês, grego, russo... Pelo menos os interessados estarão bem
longe de mim e possivelmente o impacto será menor rsrsrs




domingo, 5 de agosto de 2018

Power Rangers Força Wave


quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

New Disc Is Coming Bitches - Absolut


quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Vaporwave Aesthetic Taperness





Tracklist:
01 . Armando Vermani - After The Fact . 00:00
02 . New Disc Is Coming BItches Ft. YNOS - Jesus Is My Lord (DJ Reverb Remix) 01:53
03 . Main - Attrakionz - LFK 04:49
04 . Borby Norton - Ricky Peterson's Song . 08:50
05 . Airsports - Pro Cell . 10:50
06 . PLANTA - Luna Nueva . 12:34
07 . K7 Surprise - C'Mon . 16:37
08 . Boy Mtn - Abductor . 19:01
09 . Indigo High - If I Could Go . 21:48
10 . Chromantic Dreams - The Best Of The Fail - Never Let Me Go . 25:16
11 . Little Russian . 28:37
12 . Dj Reverb - Beckbone . 32:28
13 . Public Domain Ltd. - Maurice . 37:26
14 . LX Sweat - Tread Your Right . 40:08
15 . Morri$ - Ladyboy . 44:04
16 . Dj Reverb - Neon Nights Ft OHANA (Future Funk Edit) . 47:52

-

Label: Dbn Rec Selo Independente
Country: Brazil
Released: 2017
Genre: Electronic

(P)(C)DBN REC
https://www.facebook.com/VAPORWAVEBRAZIL
https://www.facebook.com/DbnRecBr
https://twitter.com/stereospam

Vaporwave Aesthetic Taperness
Vaporwave Aesthetic Taperness
Vaporwave Aesthetic Taperness